CTA de Floriano realiza ação de conscientização contra Hepatites virais

CTA de Floriano realiza ação de conscientização contra Hepatites virais

CTA de Floriano realiza ação de conscientização contra Hepatites virais
Em todo o mundo, 290 milhões de pessoas vivem com hepatite viral e desconhecem que estão contaminadas. Em Floriano, o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou ação em vários salões de beleza da cidade com o objetivo de chamar atenção para a problemática.

Segundo Hérica Leal, coordenadora do CTA de Floriano, além da distribuição de kits e panfletagem educativa, o centro realizou testagem para Hepatites B e C, além de imunização de profissionais desses estabelecimentos. 

"Essa é uma doença silenciosa. Por isso é importante a realização do teste que é gratuito e sai em poucos minutos. Mas esse ano resolvemos lançar uma campanha voltada aos salões de beleza da cidade e foi muito positiva", disse. 

Os técnicos do CTA de Floriano irão visitar outros estabelecimentos durante toda a semana. 

O dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Hepatite. A data tem o objetivo de reunir o mundo sob um único propósito: aumentar a conscientização sobre a carga global da hepatite viral e influenciar mudanças reais que facilitem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.


A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

"Quando surgem sintomas eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras", explica Hérica Leal. 

As hepatites virais são divididas em:

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.