Distribuição de mudas na localidade Bom Sucesso marca Dia do Campo

Na manhã desta terça-feira (11), o vice-prefeito Antônio Reis, os vereadores David Oka e Dessim, a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka e o secretário de Desenvolvimento Rural, Danillo Martins, estiveram na localidade Bom Sucesso, zona rural de Floriano, em uma ação alusiva ao Dia do Campo, comemorado nesta segunda, 10 de maio.

O Dia do Campo é uma data criada para chamar a atenção para a importância do campo para a economia, o meio ambiente e para a sociedade, de modo a incentivar a produção de alimentos de forma sustentável.

Na abertura das atividades, a equipe técnica das secretarias abordou a temática do assoreamento, que se trata do acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d’água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio). Sem a flora natural, o vento e a chuva levam a camada superficial do solo em direção aos rios, o que resulta em danos ambientais, como a dificuldade de navegação pelo curso d’água.

Outro assunto abordado foi à importância de práticas sustentáveis, como as práticas ecológicas que visam principalmente à conservação dos solos e dos recursos naturais, como a água dos rios e riachos. Foi realizada uma plantação simbólica nas margens do Riacho Itaueira.

O momento encerrou com a distribuição de 50 mudas aos produtores presentes da comunidade Bom Sucesso. "Em parceira com o IFPI, realizamos a distribuição de mudas para a comunidade, que são sempre grandes parceiros no que se refere a atividades de conservação e preservação do meio ambiente." finalizou Haila Oka, secretária de Meio Ambiente.