Em uma semana, mais 12 florianenses são beneficiados com aparelhos auditivos

Em mais uma rodada de entregas de aparelhos auditivos, mais 12 florianenses são beneficiados pelo Programa Saúde Auditiva. Segundo Daniel Gutemberg, diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, nunca na história da Saúde de Floriano tantos florianenses foram comtemplados com aparelhos auditivos. "Nossa equipe fica feliz em mudar a vida dessas pessoas. Isso é qualidade de vida, uma nova perspectiva que impulsiona a autoestima das pessoas. Elas se sentem mais confiantes", disse.

O Programa Saúde Auditiva é uma parceria entre o município, através da Central do SUS, integrado ao Centro de Saúde Lineu Araújo e Centro Integrado de Reabilitação, CEIR. O Núcleo Multiprofissional de Saúde tem proporcionado a estes florianenses a continuidade do processo de reabilitação auditiva.

“A reabilitação auditiva é de suma importância “para reajustar a audição e a capacidade de comunicação do paciente”, explicou Daniel. Os pacientes encaminhados a Teresina são transportados pela Secretaria de Saúde de Floriano e realizam uma série de exames especializados.

Os aparelhos auditivos têm a função de compensar o déficit auditivo da pessoa, isto é, eles amplificam os sons que o paciente não consegue mais  ouvir naturalmente. Quando as pessoas perdem a audição, ou elas não ouvem nada, ou não escutam todos os sons da mesma forma. Dependendo da característica de som, é possível amplificar os agudos e preservar os graves.