ExpoFlor Turismo celebra os 128 anos de Floriano com cultura, história e homenagens às famílias árabes
A manhã deste domingo (6) foi marcada por mais uma ação em comemoração aos 128 anos de Floriano: a primeira edição do Festival ExpoFlor Turismo, realizada no Mercado Público Central Vereador Isael Almeida. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, teve como foco valorizar a identidade histórica e cultural da cidade, além de fortalecer o turismo e a economia local.
O festival contou com a presença do prefeito Antônio Reis, da primeira-dama Carmélia Reis, vereadores, secretários municipais, representantes das famílias árabes e permissionários do mercado. O público pode prestigiar a exposição de artesanato da FloriArte, com peças em argila, madeira e crochê, além das artes plásticas do professor Miguel Vieira, que retratou prédios históricos de Floriano.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) participou com elementos ligados à ciência, e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentou uma mostra de plantas nativas da região. A programação incluiu ainda apresentações culturais com danças típicas.
O ExpoFlor Turismo homenageou as famílias árabes que chegaram a Floriano em 1889, destacando sua forte influência no comércio, na arquitetura, na culinária e na cultura da cidade. O espaço foi especialmente decorado com tendas e gastronomia árabe, reforçando o elo histórico entre a cidade e seus imigrantes.