Floriano agora tem Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde

Floriano agora tem Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde

O Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde é um conjunto de normas que são exigidas pelos órgãos ambientais e de vigilância sanitária por quaisquer estabelecimentos geradores de resíduos, especificamente, a área da saúde. "Este é um avanço extremamente positivo para nosso município. Poucas cidades do Brasil tem um plano como esse. Floriano está de parabéns. Agradeço aqui o empenho das secretárias Caroline Reis e Haila Oka para que esse plano se concretizasse", disse o farmacêutico, Dr. Jussinaldo Duarte, responsável pela elaboração do PGRSS.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento que faz parte do processo de licenciamento sanitário, baseado nos princípios da não geração e na minimização da geração de resíduos. O mesmo deve descrever as ações relativas ao seu manejo, desde a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, tratamento até a disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Com o objetivo de orientar os serviços para uma correta elaboração de seus Planos de Gerenciamento de Resíduos e para que haja um efetivo gerenciamento dos mesmos nos estabelecimentos.