Floriano implanta Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano deu inicio à Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, e reuniu diretores das áreas afins ao programa. De acordo com a Portaria GM/MS nº. 529/2013 que cria o Programa Nacional de Segurança do Paciente, o objetivo principal é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, cumprindo, assim, prioridade dada à segurança das pacientes pela Organização Mundial- OMS.
A intenção é que o serviço atue como articulador e incentivador de todos os meios que gerenciam os riscos e as ações de qualidade no serviço público.
O núcleo será responsável pela elaboração de um plano de segurança do paciente nos serviços de saúde a partir da adequação de princípios e diretrizes. O plano seguirá medidas como a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias de saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco, além da garantia de boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. O NPS foi criado com base na RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, do Ministério da Saúde/Anvisa.