Floriano realiza força tarefa para notificar casos de dengue e chikungunya

Floriano realiza força tarefa para notificar casos de dengue e chikungunya
A Secretaria de Saúde de Floriano através das coordenações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde (Epidemiologia e Zoonoses) promoveram nesta segunda e terça-feiras (12), reuniões com as classes profissionais de agentes comunitários de saúde, de endemias, gerentes e enfermeiros das unidades de saúde para reforçar a importância da notificação dos casos de dengue e chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A secretária de Saúde, Caroline Reis, destacou que esses dados são extremamente importantes para que a pasta organize estratégias mais efetivas no combate ao mosquito vetor. “Nós temos plena consciência de que o número de casos notificados é bem menor do que o número real. Isso se deve a vários fatores, mas um deles, em especial, é a não ida do paciente até a unidade de saúde por apresentar apenas sintomas leves da doença. O que é um erro, pois a dengue pode evoluir para causas mais agressivas”, explicou. 

As notificações e sorologia serão realizadas pela unidade de saúde Floriano (antiga Funasa) que passa a ser referência para as doenças da Dengue e Chikungunya no município. 

Evolução da Dengue e Chikungunya nos últimos três anos:

2020
Dengue
Notificados: 8 
Confirmados: 6
Chikungunya: Não foram registrados

2021
Dengue 
Notificados: 75 
Confirmados: 65
Chikungunya: Não foram registrados

2022
Dengue (até março)
Notificados: 37
Confirmados: 29 

Chikungunya
Notificados: 10
Confirmados: 10 

Thales Rodrigues, diretor do Centro de Zoonoses, afirmou que o trabalho dos agentes de endemias, em parceria com os agentes de saúde, é crucial para ter um número de notificações mais próximo da real situação, mas além disso, estão sendo realizadas as visitas domiciliares e em alguns bairros onde há o maior registro de casos das doenças. Outras medidas também estão sendo tomadas como a borrifação de veneno contra o mosquito, através da bolsa costal. “Muita gente pede a volta do carro fumacê, mas o Ministério da Saúde só autoriza e libera os insumos quando há um número especifico confirmado  no município”, disse. 

Os bairros com maior número de casos para dengue são:

SAMBAÍBA NOVA;
SAMBAÍBA VELHA;
SÃO BORJA;
CENTRO;
MANGUINHA;
CAMPO VELHO.

Os bairros com maior número de casos para Chikungunya são:

SÃO CRISTOVÃO;
SAMBAÍBA NOVA;
SANTA RITA;
PEDRO SIMPLÍCIO;
MANGUINHA ;
MATADOURO.