Floriano terá representantes na 17ª Conferência Nacional de Saúde

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Floriano terá representantes de todos os setores que compõem a sociedade civil organizada.

Os delegados foram eleitos em Teresina, na 9ª Conferência Estadual de Saúde e foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Conselho Estadual de Saúde (CES), a conferência tem como objetivo central a discussão de propostas que melhorem o acesso de usuários ao SUS. O secretário de saúde, Antonio Luiz, abriu o evento e ressaltou que o momento é de coroação de um movimento social que já vem sendo executado desde o mês de fevereiro.

"Houve uma inovação importante, que foi a etapa macrorregional realizada em cinco sedes municipais de Teresina, Floriano, Bom Jesus, Picos e Parnaíba, cujos delegados e delegadas eleitas estão aqui para reafirmar as propostas para fortalecer o planejamento da saúde no Piauí para os próximos 4 anos", afirmou.

O presidente do CES, Antonio Pitombeira, destacou a luta pelo fortalecimento do SUS. A abertura contou ainda com representantes da FMS, Defensoria Pública, Ministério Público, Cosems, entre outros.

Com informações da Sesapi.