Fumagalli: Coleta preventiva de alta performance é tema de capacitação em Floriano
A Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Saúde da Mulher promoveu capacitação com todas as enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família do município de Floriano sobre coleta de prevenção de alta performance e método humanizado Fumagalli ministrando pela enfermeira Brenda Carvalho, da UBS Paulo Kalume.
O exame preventivo feminino é a forma mais eficaz de detectar doenças como câncer de colo uterino, HPV, ou outras doenças transmitidas por microrganismos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 80% das brasileiras com idade entre 25 e 64 anos fizeram o exame preventivo dentro de um período de 3 anos até o mês de agosto de 2021. No entanto, entre as mulheres desta faixa etária, 6,1% revelaram nunca ter feito o exame preventivo, 45,1% declararam não achar necessário, 14,8% disseram não terem sido orientadas a fazer o exame e 13,1% declararam ter vergonha de fazê-lo. Outras 7,3% das entrevistadas afirmaram não ter feito o exame por dificuldades em relação ao serviço de saúde.
O método foi criado pela enfermeira catarinense Letícia Fumagalli, desenvolvido para que as mulheres sejam atendidas de forma integral, digna e humanística. Para isso, o profissional usa materiais de demonstração, como seios e vulvas artificiais para explicar como funciona o exame para as pacientes, músicas para que elas relaxem, vestimentas com frases motivacionais, aromatizantes e o bom e velho sorriso no rosto.