Limpeza nas margens do Rio Parnaíba abre a Semana de Combate e Prevenção à Poluição Atmosférica

Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente deu início às ações da Semana de Combate e Prevenção à Poluição Atmosférica. A programação será realizada de 11 a 14 de agosto em alusão ao Dia do Combate à Poluição, que se comemora no próximo dia 14.

Nesta manhã (11), equipes inciaram o trabalho de limpeza das margens do Rio Parnaíba e sensibilização dos moradores em torno, e da Av. Frei Antônio Cúrcio e bairro São Cristóvão, falando sobre os malefícios da poluição atmosférica. As margens do Rio Parnaiba sofrem com o descarte irregular de lixo domiciliar, poluindo a mata ciliar. Só nesta manhã, a ação que ocorre em parceria com a Secretaria de Infraestrutura retirou uma grande quantidade em lixo, além de sofá, colchões, partes de aparelhos eletrônicos, fraldas, entre outros.

De acordo com a secretária Haila Oka, são ações importantes de limpeza e conscientização, pois "o acúmulo de lixo e poluição residual facilita a prática de queimadas, e consequentemente a poluição do ar, tendo em vista que as queimadas são uma das principais formas de poluição atmosférica", disse.

A programação também contará com a realização de atividades educativas na Escola Municipal Ribamar Leal, fiscalizações educativas em empreendimentos que emitem poluentes no ar, além de campanhas educativas na redes sociais oficiais.

"Todas as poluições estão interligadas e nesta semana será dado ênfase à poluição atmosférica, pois a emissão de gases de forma irregular afeta drasticamente o ambiente, causando desequilíbrio ambiental. Um problema de saúde pública que compromete principalmente a população mais vulnerável, qualquer alteração na composição do ar causa danos à saúde e ao meio ambiente", explicou a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka.