Meio Ambiente incentiva participação popular no projeto “Escola Seletiva 2023”

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMAN, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolve o projeto “Escola Seletiva 2023”. O projeto que teve início ainda em 2021, consiste em arrecadar materiais que seriam jogados no lixo doméstico para que sejam recolhidos e encaminhados à reciclagem, promovendo equilíbrio ambiental e preservação ao meio ambiente.

Em Floriano, o projeto ambiental está funcionando em 4 (quatro) escolas municipais, que são, oficialmente, pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis, os chamados PEV’s. São elas: Escola Municipal Antônio Nivaldo (Campo Velho), Escola Municipal Dorinha Carvalho (Sambaíba Velha), Escola Municipal Getúlio Vargas (Catumbi) e Escola Municipal Padre Pedro Oliveira (Santa Rita).

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, o projeto tem despertado a conscientização dos alunos e pais, que participam ativamente da entrega de recicláveis. De acordo com levantamento realizado pela própria secretaria, apenas no mês de julho, foram recolhidos um total de 102 kg de materiais recicláveis e encaminhados para a Cooperativa de Catadores de Floriano, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, diminuindo o impacto ambiental e promovendo a economia local.

O resultado é fruto do engajamento e dedicação de alunos, professores e profissionais da educação, que se tornaram agentes multiplicadores das boas práticas ambientais. “É preciso frisar que o projeto, mesmo implantado nas escolas, é aberto a toda a população. Convidamos a todos os florianenses para participar desta grande ação e depositarem os seus recicláveis em um dos PEV’s, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável”, disse Haila.

Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto, separando e doando os seguintes materiais:

Papel: livros, revistas, papelão, papel A4 ou ofício;

Metal: latinhas ou tampinhas de cerveja, refrigerantes, achocolatados ou leite em pó, panelas ou utensílios de alumínio ou inox, desodorantes spray ou aromatizador aerosol;

Vidro: todos os tipos de vidros;

Plásticos: garrafas pet, cadeiras, grade de cerveja, água sanitária, plástico filme e produtos de limpeza de forma geral (menos garrafas de óleo de cozinha).

Além disso, uma orientação da própria secretaria é que as pessoas façam a separação dos materiais em sacolas diferentes, com o intuito de evitar a ocorrência de pequenos acidentes com vidro ou metal. “Esse projeto tem sido um sucesso. Esperamos que cada vez mais as pessoas despertem e se conscientizem sobre a importância da reciclagem e da preservação do solo e meio ambiente”, finalizou Haila Oka.