Ministra Damares visita Floriano para conhecer protocolo de combate à Covid

A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves chegou a Floriano depois das 8h da manhã e do aeroporto foi direto para a sede da Prefeitura de Floriano para uma reunião no gabinete do prefeito Joel Rodrigues.

Na comitiva federal estavam também o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Antônio Carlos Campos de Carvalho; diretora de Ciência e Tecnologia, Camile Sachetti; diretor de Políticas e Programas de Ciências, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Sávio Raeder e outros técnicos e médicos, dentre eles, Dr. Sabas Vieira, um dos integrantes de um grupo de médicos que elaborou um protocolo para o tratamento mais eficiente da Covid-19.

A médica florianense radicada na Espanha, Marina Bucar participou da apresentação através de vídeoconferência, que contou com a presença, ainda, do vice-prefeito, Antônio Reis; do secretário municipal de Saúde, James Rodrigues e do diretor técnico do Hospital Tibério Nunes, Justino Moreira.

James Rodrigues explicou sobre a rotina do tratamento ambulatorial, feito a partir de uma UBS de referência, com médicos e horário ampliado, onde os pacientes com os primeiros sintomas são testados, medicados e acompanhados em casa. Ele lembrou que Floriano tem se antecipado em várias medidas, sendo um dos primeiros municípios do país a adotar a obrigatoriedade do uso da máscara e a fazer a compra de medicamentos, como a hidroxicloroquina e a azitromicina.

O médico e diretor clínico do Hospital Tibério Nunes falou sobre o protocolo de medicação e exames utilizados nos pacientes que chegam à unidade, com resultados muito positivos, garantindo a recuperação e alta do paciente, reduzindo a utilização de leitos clínicos e de UTI.

O prefeito Joel Rodrigues elogiou a posição do presidente Bolsonaro e a disposição da ministra Damares e colocou Floriano à disposição do Governo Federal, para ajudar o país a encontrar as melhores soluções no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Hospitais e médicos em vários estados já estão seguindo o protocolo utilizado em Floriano e relatam sucesso no tratamento”, disse Joel.

A ministra Damares parabenizou ao prefeito, diretores e funcionários do Hospital Tibério Nunes e aos médicos, em nome da Dra. Marina, disse que todos da equipe ficaram impactados com o que viram e prometeu levar o protocolo ao presidente Bolsonaro. “Estamos levando oficialmente este protocolo para que seja apresentado para todo o Brasil, porque os resultados aqui apresentados são incontestáveis; esta cidade virou uma referência. É direito do paciente saber e escolher este tratamento.”, disse.

Depois da reunião a ministra e comitiva receberam os conselheiros tutelares, que entregaram um documento com reivindicações e depois seguiram para uma visita ao hospital Tibério Nunes. Da recepção conheceu a área Covid e depois falou com a imprensa, em entrevista coletiva.

Durante seu depoimento, ela ratificou o que disse na reunião: “A palavra é impactados, estamos saindo daqui impactados. Floriano está dando uma lição para o Brasil no combate à Covid”, disse a ministra, que finalizou pedindo aplausos como um ato simbólico de homenagem e agradecimento do Governo Federal aos profissionais de saúde de Floriano.