Prefeitura de Floriano inaugura primeiro biodigestor rural do sul do estado

O  biodigestor rural é pouco conhecido e difundido, mesmo sendo uma alternativa para preservar solos e rios, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, contribuir com a plantação através do adubo orgânico e ainda gerar biogás, que garante economia na vida do produtor rural. Pensando nestes benefícios, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, inaugurou o primeiro biodigestor rural do sul do estado, no Assentamento Bonsucesso, neste sábado (2). Trata-se de um sistema de tratamento e depósito de resíduos orgânicos capaz de gerar biogás e biofertilizante de boa qualidade.

A entrega a comunidade foi realizada durante a solenidade de certificação de cerca de 60 alunos que participaram dos cursos de Ovinocaprinocultura; Biodigestor; Derivados do Leite e  Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, realizados em comunidades rurais de Floriano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. O prefeito Joel Rodrigues participou da solenidade ao lado do secretário da pasta, Edvaldo Araújo e do Diretor de Formação Profissional Rural, Marcos Paraguassú e afirmou que investir no homem do campo é uma ação importante e necessária, uma vez que contribui para o melhor desempenho de suas atividades.

Na oportunidade, foram realizadas demonstrações acerca do funcionamento do biodigestor e seus benefícios a comunidade. O secretário da pasta afirmou ainda que a parceria com a SENAR continua e outros cursos devem ser realizados na zona rural nos próximos meses.