Prefeitura discute programação do Bicentenário da Independência e 7 de setembro

Na tarde desta segunda-feira (8), o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, reuniu, em seu gabinete, uma equipe para discutir a programação alusiva ao Bicentenário da Independência e ao desfile cívico-militar de 7 de setembro.

Participaram da reunião os secretários de Governo, Marcony Alisson, de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, o assessor da secretaria de Cultura, professor Djalma Nunes, diretores de Comunicação, Mayara Gondra e, de Educação, Joilson Costa e um convidado especial, o historiador Cristóvão de Araújo Costa.

De acordo com o prefeito Antônio Reis "celebrar o Bicentenário da Independência é reacender a chama da nossa linda história, que merece e precisa ser sempre celebrada".

Durante o encontro, os historiadores Cristóvão e Djalma fizeram um resgate das publicações impressas do Centenário da Independência comemorado no ano de 1922, em Floriano. Os jornais foram apresentados ao prefeito Antônio Reis e a equipe, numa demonstração das narrativas históricas e peculiaridades locais. Cem anos depois, em 2022, a data terá uma programação especial para marcar os 200 anos da Independência.

Ficou definido que a Prefeitura de Floriano, através das Secretarias de Governo, Cultura, Educação e Comunicação, promoverá uma vasta programação nos primeiros 7 dias de setembro, com abertura no dia 1º com a realização de eventos culturais e históricos e encerramento no dia 7, com o desfile cívico promovido pelas escolas municipais, estaduais e entidades representativas, comemorando o dia da Independência, além de outras atividades simbólicas que marcarão a data.

A programação está sendo finalizada, com datas, horários e o cronograma que será seguido, a ser divulgada, posteriormente, pelas redes sociais da Prefeitura de Floriano para que a comunidade florianense possa prestigiar e se fazer presente. "Nosso desejo é que esse evento seja um resgate da história da Princesa do Sul, e que possamos contar com envolvimento e participação dos florianense", finalizou Antônio Reis.