Unidade de saúde Alfredo de Carvalho avalia indicadores do ‘Previne Brasil’

Unidade de saúde Alfredo de Carvalho avalia indicadores do ‘Previne Brasil’
A unidade de saúde Alfredo de carvalho, localidade no bairro Campo Velho, foi a primeira a receber a equipe da Secretaria de Saúde de Floriano para avaliar os indicadores do Previne Brasil. O secretário de Saúde, James Rodrigues, destacou que as 26 equipes da Estratégia de Saúde da Família vão ter esse momento. “Não estamos aqui para cobrar, mas para construir juntos estratégias que possibilitem a ampliação para 100% dos nossos indicadores. Esta unidade é muito organizada com os serviços de consultas médicas, de enfermagem, marcação de consultas e dispensação de medicação funcionando regularmente”, explicou. 

Além do médico da Estratégia de Saúde da Família (médica Layna Graziele, com atendimento às terças, quartas e quintas), a unidade Alfredo de Carvalho oferta mais duas especialidades: Neurologia (médico Eduardo Borges, que atende às terças e quartas) e Pediatria (médica Syleman Coelho, que atende às segundas e terças). Apenas em 2021, mais de 920 receitas médicas foram dispensadas pela unidade. 

Com a nova modalidade de financiamento da atenção primária - o ‘Previne brasil’, o método de cálculo e avaliação prevê a observância de sete indicadores:
- proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;
- proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
- proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 
-cobertura de exame citopatológico;
- cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;
- percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre;
- e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Neste primeiro quadrimestre de 2022, o Ministério da Saúde orientou todos os municípios a focarem nos dois primeiros itens. Dessa maneira, as equipes de estratégia de saúde da família terão de focar esforços na cobertura de 100% de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação e todas precisarão ter realizado de exames para sífilis e HIV.