COEF apresenta regras do desfile para as escolas de samba de Floriano

A Comissão de Eventos de Floriano (COEF), se reuniu, nesta terça-feira (18), com os dirigentes das escolas de samba que irão desfilar na Avenida Getúlio Vargas, na próxima terça-feira de carnaval, às 19h.
4 agremiações entrarão na avenida na sequência definida em sorteio: Os Caipiras, Beija-Flor da Princesa, Mocidade e Arrocha Um, Aperta o Outro. Elas terão o mínimo de 30 minutos e o máximo de 40 minutos, para desfilar no sambódromo da Getúlio Vargas, no trecho oficial, entre a Lanchonete Marrom Glacê e a lotérica da praça Dr. Sebastião Martins. A tolerância para a primeira escola entrar na avenida é de 15 minutos, e, a partir da primeira escola, de 10 minutos, no intervalo entre uma agremiação e outra. Quem descumprir o quesito cronometragem perderá 1 ponto da nota geral.

Pela regra, as escolas só poderão participar do desfile com, no mínimo, 120 figurantes e não menos que 2 carros alegóricos, não motorizados, com tamanho mínimo de 3 X 3,5m. O samba deverá ser inédito. Para cada um dos critérios não atendidos, a escola perderá 1 ponto. Quem entrar na avenida com carro alegórico motorizado será desclassificado.
18 jurados, 3 para cada quesito, nomeados pela COEF, julgarão: Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Fantasias e Alegorias, Samba Enredo, Bateria e Evolução e Harmonia, atribuindo notas, que podem ser fracionadas, de 7 a 10 pontos. A menor nota será eliminada.

A apuração do desfile será na quarta-feira, 26 de fevereiro, às 16h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

O primeiro lugar receberá o prêmio em dinheiro no valor de 5 mil reais; o segundo, de 3 mil reais e o terceiro de 2 mil reais. Em caso de empate, vencerá a escola de samba que obtiver maior nota no quesito Mestre Sala e Porta Bandeira. Permanecendo o empate serão decretadas duas vencedoras que receberão, em partes iguais, a soma dos prêmios de 1º e 2º lugares.

O desfile da Getúlio Vargas é um dos maiores, mais tradicionais e populares eventos do carnaval de Floriano, que se encerra com as marchinhas do bloco Os Ingratos, que levam todos para o Cais do Porto.