Desfile Cívico marca as comemorações pela Independência do Brasil em Floriano

Na manhã desta quinta-feira, 7 de setembro, foi celebrado o Dia da Independência do Brasil. A manhã começou com a tradicional solenidade de hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Piauí, de Floriano e do Mercosul. O ato cívico reuniu o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, ladeado da primeira-dama, Carmélia Reis, vereadores, secretários municipais, representantes de instituições e servidores na praça Dr. Sebastião Martins.

Logo em seguida, as autoridades se dirigiram ao palanque montado na Avenida Getúlio Vargas, para prestigiar o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, onde a população já estava reunida para acompanhar as manifestações de civismo.

A Polícia Militar abriu o desfile levando todo o seu efetivo, a Força Tática e a frota de viaturas, com a patrulha Maria da Penha e o ROCAM.

Na sequência, a APAE desfilou com seus alunos e colaboradores, levando a mensagem de amor e inclusão. Representando as escolas estaduais, a escola Monsenhor Lindolfo Uchôa, se apresentou na avenida, destacando o tema “Passos para o futuro: a jornada transformadora da EJA”.

A rede municipal de ensino levou dez escolas da sede e zona rural para a avenida, conduzidas pelas bandas das Escolas Municipais Padre Pedro Oliveira,  Padre Pedro Barroso, José Francisco Dutra e a "Banda Top  das Galáxias", entusiasmando o público presente com apresentações que destacaram a inclusão social, a paz no trânsito e no esporte, temas como a injúria racial, discriminação religiosa, comunicação não violenta, além de projetos educacionais  como o Giro pela Aprendizagem.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), desfilou tendo à frente o secretário Nylfranyo Ferreira e colaboradores abrilhantando o desfile cívico, cadenceados pela Banda de Música Maestro Eugênio, momento em que o prefeito Antônio Reis, o secretário de governo, Marcony Alisson, e o presidente da Câmara Municipal, Joab Curvina, foram receber os organizadores das comemorações pela Independência do Brasil em Floriano.

O desfile teve ainda a participação  de motociclistas que fizeram um passeio pela avenida, seguidos por veículos do Auto Clube de Relíquias.

A programação festiva da Semana da Pátria, encerrou com o arriamento das Bandeiras, às 18h, na praça Dr. Sebastião Martins.