Floriano 127 anos: CREAS vai aumentar a oferta de serviços à comunidade após reforma e ampliação

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS) e em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) reformou e ampliou o Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS, localizado na Rua São João, Centro de Floriano. A nova estrutura vai permitir ampliar a oferta de serviços à comunidade.

O Centro de Referência atende pessoas, em especial crianças, adolescentes e idosos, expostos a algum tipo de violação de direitos e necessitam de acolhimento especializado. Para que isso seja possível, o espaço conta com um corpo técnico que inclui serviços de advocacia, assistência social, orientação pedagógica e psicologia.

Além desses serviços, a partir de agora, o CREAS passa a oferecer o serviço de 'Escuta Especializada', em que a pessoa que teve o direito violado é ouvida uma única vez e o seu testemunho é validado, inclusive para fins legais. O objetivo principal desse serviço é evitar que a vítima reviva a dor da situação passada, ao ter que contar a mesma história várias vezes para autoridades diferentes.

Com intuito de ampliar a assistência prestada, o CREAS agora possui o programa de acolhimento familiar, que assegura a crianças e adolescentes que, por algum motivo, não puderem ficar com sua família biológica, a permanência com uma família temporária, capaz de lhe oferecer condições de vida digna. Não se trata, porém, de um processo de adoção convencional, mas de uma condição temporária até que a situação da vítima seja resolvida de forma definitiva. Floriano passa a ser a única cidade do interior do Piauí a prestar esse tipo de serviço que anteriormente só era realizado na capital, Teresina.

Segundo Rafaela Barros, secretária de Assistência Social, "Floriano dá um grande passo no atendimento especializado, recebendo as vítimas em um local acolhedor e ofertando serviços importantíssimos, como a escuta especializada e o acolhimento familiar", concluiu.