FLORIANO: Academia de Saúde do “Dr. Pedro Rocha” recebe kits de incentivo à atividade física
Mais de duzentas pessoas participam dos Programa de Incentivo à Atividade Física de Floriano e necessitam desses aparelhos para que os treinos exercícios a serem executados tenham mais qualidade. Nesta segunda-feira, 24, foi realizada a entrega simbólica do material na Academia de Saúde "Dr. Pedro Rocha", localizada na Avenida Frei Antônio Cúrcio.
São dezenas de aparelhos desde alteres, colchonetes, bastões, caneleiras e muitos outros. Esses materiais irão auxiliar os profissionais de educação física que acompanham as turmas.
Segundo Daniel Gutembergue, diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, o programa funciona em seis núcleos, dividido em cinco academias de saúde espalhadas pela cidade. “É gratificante ver que o florianense acolheu esse programa e está mudando a vida das pessoas”, disse.
Importância da atividade física
A prevalência da inatividade física em pessoas acima de 18 anos é um dos indicadores utilizados pelo Ministério para monitorar fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como câncer, hipertensão e diabetes. De acordo com dados de um estudo divulgado em 2012 pelo periódico The Lancet, o sedentarismo já responde pela redução da expectativa de vida da humanidade de forma tão significativa quanto o tabagismo e a obesidade. São estimadas cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo por conta do sedentarismo.
Esse levantamento traçou um perfil da prática de atividade física no mundo e apontou que, no Brasil, 49% da população está inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. A pesquisa ainda revelou a situação de inatividade física de outros países como Argentina 68,3%, Congo 48,6%, Emirados 62,5%, Estados Unidos 40,5%, México 37,7%, Portugal 51% e Japão 60,2%.