PMF e APAE se unem para realizar mutirão de detecção de crianças autistas

PMF e APAE se unem para realizar mutirão de detecção de crianças autistas

PMF e APAE se unem para realizar mutirão de detecção de crianças autistas
A Prefeitura de Floriano, representada pelas Secretarias de Saúde e de Educação, se reuniu na última sexta-feira (27), com a direção da APAE para traçar a organização de um mutirão que pretende identificar crianças da rede municipal de ensino que possam ter transtorno do espectro autista. 

Segundo Daniel Gutemberg, diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, uma média de 35 crianças serão avaliadas por diversos profissionais. "Vamos utilizar a estrutura da APAE e nós da Saúde e Educação vamos levar nosso corpo profissional. O diagnóstico precoce é primordial para o tratamento adequado e tem um impacto significativo na educação dessas crianças", explica. 

O transtorno do espectro do autista (TEA) é um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. Sua caracterização é feita pelos sinais apresentados pela pessoa, que compreendem dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social e manifestação de movimentos repetitivos, entre outros. A gravidade é variável podendo haver peculiaridades de acordo com a subjetividade da criança. O prognóstico é adotado de acordo com o grau do transtorno detectado, por isso, os profissionais e a família devem estar preparados para realizar intervenções adequadas, objetivando a autonomia da criança.