População comparece e Saúde em Movimento no Zé Pereira é considerado histórico

População comparece e Saúde em Movimento no Zé Pereira é considerado histórico

População comparece e Saúde em Movimento no Zé Pereira é considerado histórico
Durante os dias 30 e 31 de janeiro, agentes de saúde, servidores, equipes multiprofissionais e médicos focaram seu tempo em muito trabalho e serviços de saúde prestados à população do Conjunto Zé Pereira e região. Com isso, o Programa Saúde em Movimento se firma como a maior ação de saúde já realizada no município de Floriano em décadas. Além da ação, o município recebeu duas ambulâncias para o SAMU através da mediação do senador Ciro Nogueira que esteve presente no evento para realizar a entrega. “Nosso governo é considerado o mais articulado não apenas porque realizamos ações como essa onde milhares são atendidos, mas sim porque temos parceiros como o senador Ciro Nogueira que fazem a interlocução entre o Governo Federal e o município”, disse Joel Rodrigues, prefeito de Floriano.

Segundo o secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, a primeira edição na zona urbana de Floriano foi abraçada pela população. “A primeira edição aqui na zona urbana foi um sucesso e tudo isso só aconteceu porque a população compareceu, cobrou, foi paciente”, disse.

Maria Clara da Silva, moradora do Zé Pereira, contou que aproveitou para fazer testes de glicemia, pressão arterial. Assim como ela, mais de 285 pessoas passaram por essa triagem. O Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano, realizou 460 testes gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. “Essas ações são consideradas ‘além muro’, ou seja, nós não esperamos que a população vá até o CTA, nós vamos até a população”, disse Herica Leal, coordenadora do CTA.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) levou uma equipe multiprofissional com nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e fonoaudiólogo e realizaram mais de 95 atendimentos. Já o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) abordou moradores com terapias comunitárias, técnicas de biodança e auriculoterapia e outros procedimentos, além de visitas domiciliares totalizando mais de 50 procedimentos.

A Coordenação de Imunização fez a atualização da caderneta de vacinação da comunidade e aplicou mais de 105 vacinas, entre elas: tríplice viral, pentavalente, meningocócica e HPV. A Farmácia Básica também esteve presente e a população já saiu da ação com a maioria dos medicamento prescritos pelos médicos. Ao todo, foram mais de 180 atendimentos.

No setor de Regulação e Marcação de Consultas, os números impressionam. Mais de 420 procedimentos foram realizados somando também a atualização e retirada do cartão do SUS. “Pra mim foi uma experiência nova. A gente ter um médico pertinho de casa é uma maravilha. Por tinha todo mês uma ação assim. É bom demais”, comemorou Naiara Gonçalves, moradora do Conjunto Zé Pereira.