Prefeitura entrega Kits de horticultura para hortas comunitárias em Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), na manhã desta quarta-feira (18), entregou Kits de horticultura para hortas comunitárias de Floriano.

A ação visou o fortalecimento da agricultura familiar, que representa 77% dos estabelecimentos agropecuários e é a base econômica de cerca de 90% dos municípios com até 26 mil habitantes.

A solenidade contou com a presença do prefeito Antônio Reis; do secretário da SMDR, Francisco Alves, servidores municipais; de vereadores,  representantes da sociedade civil organizada, além de líderes e produtores das hortas comunitárias.

A entrega aconteceu na sede da secretaria, localizada no Complexo Mercado do Cruzeiro, e atendeu a 50 horticultores das zonas urbana e rural com kits que incluíam utensílios para a produção de hortaliças, com itens como baldes, pés de jardinagem, sementes de coentro, rúcula, tomate, acelga, pimentão e alface.

Ainda, foram contempladas, de maneira coletiva, 11 hortas comunitárias dos bairros Morro do Tiro, Taboca, Meladão, Gabriel Kalume, Princesinha, Alto da Cruz e Coletiva Agrícola, da zona urbana; e os assentamentos Bom Sucesso, Malhadinha, Cordão e Vereda dos Cágados, da zona rural. O kit coletivo é composto por 2 carrinhos de mão, 10 regadores, 2 enxadas, 2 pás, 2 ancinhos, 2 rolos de sombrites 70% e bandeja semeadora com 200 células.

De acordo com secretário, Francisco Alves, “além dessa ação desenvolvida, existem outras voltadas para o translado desses produtos entre cada horta e os supermercados, que compram e revendem. Recentemente foi entregue esterco às hortas. E para a Ação caprino/ovino, entrega de exemplares machos para aumentar a produção", concluiu.