Saúde Bucal e Atenção Básica promovem ação na localidade Jacaré Novo
A Secretaria de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal e Atenção Básica, promoveu na localidade Jacaré Novo, mais uma ação alusiva ao “Agosto Dourado”. Segundo Deylany Torres, odontóloga e Coordenadora de Saúde Bucal, o objetivo é promover ações, proteger e apoiar as mulheres a amamentarem seus filhos pelo maior período possível e diferente do que muitos podem pensar, esse processo (da amamentação) tem ligação direta com a saúde bucal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo para as mães que tiveram casos confirmados de covid-19.
“O aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios diretamente ligados à saúde bucal. A amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos levando à harmonia da face, correto posicionamento de dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala dos pequenos”, explica.
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos. O leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, protegendo-as até que seu sistema imunológico esteja desenvolvido.