Saúde realiza capacitação sobre hanseníase para médicos da Atenção Básica
A Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Combate à Hanseníase e Tuberculose, realizou capacitação voltada à médicos que atuam na Atenção Básica de Floriano. O encontrou teve com objetivo principal fortalecer o atendimento à pacientes com sintomas característicos de hanseníase.
Segundo Milena Portela, diretora do núcleo, essa é mais uma etapa do projeto de qualificação de profissionais de saúde para hanseníase para médicos dos município de Floriano. A ação foi realizada no último dia 21 de setembro e contou com a presença de uma dezena de profissionais médicos.
“A capacitação é direcionada para que haja melhor detecção e que identifiquem e realizem o diagnóstico precoce na própria unidade de saúde, sem precisar redirecionar o usuário ao serviço de referência”, explicou Portela.
A capacitação foi dividida em três etapas, com explicações distintas, no tocante à notificação, medicamentos, exames físicos e toda a parte neurológica do paciente, na identificação de novos casos da doença.
Uma das facilitadoras da capacitação foi a médica Safira Leal. “Esse compartilhamento de informações e de troca de experiências é extremamente necessário”, destacou.