Secretaria de Meio Ambiente promove Curso de Capacitação em Horticultura para professores

Secretaria de Meio Ambiente promove Curso de Capacitação em Horticultura para professores

Secretaria de Meio Ambiente  promove Curso de Capacitação em Horticultura para professores
Na manhã deste sábado (4), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento e UFPI, fez uma visita técnica à Horta Comunitária do Campo Velho, como parte do cronograma da Capacitação Horticultura na Escola do Campo.

A capacitação faz parte do cronograma de ações da Semana de Meio Ambiente, cuja programação segue até o próximo dia (08). Participaram professores de três escolas da zona rural do município de Floriano das localidades L3, Papa Pombo e Tabuleiro do Mato. 

A visita iniciou com o relato de experiências da agricultora Maria José, que há 20 anos cultiva hortaliças na horta comunitária. O professor doutor. Alysson Almeida, deu continuidade a visita pela horta, fornecendo informações técnicas e de funcionamento da associação dos agricultores de hortaliças, ladeado do técnido da Secretaria de Desenvolvimento Rural e de Abastecimento, Jean Eufrasio, que conduziu a aula prática falando sobre a conservação de hortas, os cuidados, manuseio, assim como fazer a colheita de diversas hortaliças.

A diretora de educação ambiental, Graciany Nunes, na oportunidade, fez orientações acerca do projeto Interdisciplinar de Implantação de Horta na escola, com a possibilidade de levar essas hortas para as escolas parceiras.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, " O objetivo do curso está sendo capacitar os professores para que em breve possam implantar hortas escolares, criando laboratórios vivos de educação ambiental, possibilitando aos alunos aprender  a origem dos alimentos, o cuidado com a natureza, ajudar a criar o senso de responsabilidade, melhora da coordenação motora, promover alimentação mais saudável, entre outros", finalizou Haila Oka.