9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas

9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas
9ª Fórum de Educação Inclusiva de Floriano discute políticas públicas

Em uma sociedade composta cada vez mais por pessoas neurodivergentes, discutir sobre políticas públicas inclusivas é uma necessidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta quarta-feira (3), no auditório da UFPI, o IX Fórum de Educação Inclusiva com o tema “Reflexões sobre Escolas Inclusivas: Fatores que promovem inclusão”.

O evento fez parte da programação em comemoração aos 127 anos de Floriano e surgiu da necessidade de formar um espaço para compartilhar experiências e reflexões entre os atores da comunidade escolar. O objetivo foi reunir estratégias facilitadoras ao processo de aprendizagem nas escolas da rede municipal, por meio de ações que promovam a inclusão.

A abertura do evento foi prestigiada por autoridades e contou com a apresentação do Hino de Floriano na linguagem de sinais e declamação da literatura de cordel, seguidos por duas palestras que abordaram: 1) Manejo Escolar: os atores e seus respectivos espaços; e 2) Os comportamentos e as estratégias necessárias para preservar a Saúde Mental.

Durante o período da tarde, a programação continuou com 7 (sete) oficinas pedagógicas que explanaram temas, como; práticas inclusivas, adaptação escolar e acolhimento à crianças com deficiência no contexto escolar. As salas temáticas tiveram como público-alvo pais de alunos, gestores, coordenadores, professores da rede infantil e guardas patrimoniais.

De acordo com a coordenadora Eliene Pereira, o evento buscou “reunir estratégias, capacitar e sensibilizar toda a comunidade escolar na busca de práticas inclusivas que facilitem o processo de aprendizagem para alunos típicos e atípicos, promovendo a verdadeira inclusão”, concluiu.