Conferência Municipal de Assistência Social debate a ‘Reconstrução do SUAS’
Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), promoveu a XIII Conferência Municipal da Assistência Social, na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O evento reuniu o poder público e a sociedade civil para um diálogo acerca das políticas públicas de reconstrução do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, com o objetivo de elaborar as propostas municipais a serem apresentadas a nível estadual e federal, com foco a atender a população mais vulnerável, que está em situação de pobreza e de extrema pobreza.
A conferência também contou com a presença de profissionais que atuam nas áreas do SUAS, das Secretarias de Saúde e de Educação do Município, APAE, igrejas evangélicas, Conselho Municipal de Assistência Social, Centros de Referências e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de representantes da Casa de Acolhimento da Pessoa Idosa de Floriano e Conselho Tutelar.
A secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, destacou, durante a abertura da conferência, a importância da participação de todos os setores e usuários na construção de políticas públicas em prol do aprimoramento dos serviços oferecidos através do SUAS. “Debatemos as propostas que serão implementadas no município para que possamos viabilizar o direito de todos à assistência social”, afirmou a secretária.
Durante o evento, foram discutidos os 5 eixos da Conferência 2023: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e, Benefício e Transferência de Renda. Também foram eleitos 4 (quatro) delegados titulares, integrantes do poder público, e 4 (quatro) delegados suplentes, formados pela sociedade civil, que levarão as propostas para a Conferência Estadual.