Iniciado processo de fundação da Associação de Mães e Amigos dos Autistas – Anjo Azul de Floriano

Neste sábado (14), foi dado o primeiro passo para a fundação da Associação de Mães e Amigos de Autistas - Anjo Azul de Floriano. O momento contou com a presença da presidente da Associação dos Amigos dos Autistas – AMA, Rosália Oliveira, referência nacional na luta pelos direitos das pessoas com autismo e do secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues.

Os vereadores Dessim Almeida e Carlos Eduardo Kalume também participaram do momento. A associação nasce com o objetivo de garantir os direitos das pessoas que vivem sob o espectro autista bem como buscar parcerias público e privadas para realização de ações que combatem o estigma e preconceito e incentivem o compartilhamento de informações e educação sobre direitos, tratamentos e convívio.

Segundo o documento, assinado pelos fundadores, a Associação Civil tem como finalidade de fornecer o apoio necessário para o acolhimento de familiares e crianças autistas. Ana Karoline Silva, mãe de uma menina autista, foi escolhida para conduzir a reunião que além de outras mães de pessoas com espectro autista, contou com a presença do Diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, Daniel Gutemberg, o Assessor de Comunicação da SMS, Denilson Avelino e Rosa Maria Rodrigues, Coordenadora do CRAS da Cidade de Barão de Grajaú-MA.

A fonoaudióloga, Lara Siqueira, apresentou os trabalhos realizados na sala de estimulação precoce da UBS Viana de Carvalho, destacou o engajamento da equipe multiprofissional no acolhimento e reabilitação das crianças assistidas pelo serviço e da necessidade de ampliação dos serviços para possibilitar o acesso de mais crianças, parabenizou a todos pela iniciativa e se colocou a disposição e agradeceu a oportunidade de estar nesse momento da fundação da associação.

Em sequência foi facultada a palavra a Sra. Maria Rosália, Presidente da Associação dos Amigos dos Autistas – AMA, da cidade de Teresina-PI, iniciada a apresentação foram expostos os passos a serem percorridos para legalização da associação e como esse momento é um divisor de águas em Floriano para concretizar ações de cuidado pleno das pessoas com autismo e de seus familiares.

O vereador Dessim Almeida se colocou à disposição enquanto membro do Poder legislativo para somar forças nessa luta. O vereador Carlos Eduardo reiterou as palavras ditas pelo seu colega parlamentar e destacou a importância desse momento, relatou inclusive a existência de marcas de amor, em pessoas que vivenciam essa realidade de cuidar de uma pessoa com autismo.

James Rodrigues, secretário de Saúde, também destacou a importância desse momento e reiterou que é uma honra e um privilégio fazer parte desse momento como associado fundador da associação. Dando continuidade foi deliberado entre os presentes e ficou decidido a unanimidade que o nome da associação será "Associação de Mães e Amigos dos Autistas – Anjo Azul”.

Uma nova reunião será marcada para admissão de novos associados, elaboração e aprovação do estatuto, como também eleição da diretoria da associação. Todos destacaram a importância do momento e alegria de dar o primeiro passo na instituição da associação.