UBS Paulo Martins reúne gestantes e lactantes na defesa da amamentação
A Equipe de Estratégia de Saúde da Família e o Núcleo Multiprofissional de Saúde da Unidade Básica Paulo Martins realizaram nesta quinta-feira, 24, roda de conversa sobre a importância da amamentação. O momento foi voltado para gestantes e lactantes da região.
Neste mês, a campanha Agosto Dourado reforça que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê (com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios).
Essas rodas de conversa fazem parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde sobre o mês Agosto Dourado que chama atenção sobre a importância do aleitamento materno. O leite materno, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os 2 anos do bebê.
Veja os benefícios da amamentação:
– 13% menos chances de sobrepeso/obesidade;
– 35% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2;
– bebês que recebem leite materno adquirem componentes que os protegem contra o desenvolvimento de doenças alérgicas e, também, apresentam melhor desempenho escolar.