Vigilância em Saúde realiza capacitação sobre manejo clínico das arboviroses da Atenção Primária
A Secretaria Municipal de Saúde através da coordenação de Vigilância em Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 22, reunião de capacitação voltada aos agentes comunitários de saúde sobre o manejo das arboviroses na Atenção Primária de Saúde. Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya.
Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti. Já a Febre Amarela ocorre em áreas de mata e o vírus causador é transmitido para primatas não humanos (bugios), por mosquitos silvestres (CEVS).
O crescente aumento no número de casos dessas arboviroses está diretamente associado à ampla disseminação das populações do Aedes aegypti.
Neste cenário a Coordenação de Vigilância em Saúde tem executado diversas ações buscando apoiar as equipes de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde na prevenção e promoção de saúde relacionadas às arboviroses. Entre as ações estão:
Elaboração e implementação do Plano Municipal de ações integradas da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para as arboviroses;
Ações de Integração com a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental;
Elaboração de documentos orientativos relativos a ações de prevenção e promoção relacionadas às arboviroses na Atenção Básica;
Divulgação material informativo sobre as arboviroses para as equipes de saúde;
Apoio à promoção, capacitação e atualização clínica para manejo das arboviroses na APS;
Orientação quanto à qualificação das notificações dos casos de arboviroses na APS;
Orientação para realização de busca ativa de novos casos suspeitos;
Orientação para intensificação das visitas domiciliares para manejo ambiental.